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Autor: TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair C. da.
Titulo: Estudos Amazônicos: uma proposta de discussão para o ensino fundamental.
Publicação: In: Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 4., 1999, Curitiba. Resumos... Curitiba: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1999.     

Resumo: Em cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que criou uma base comum nacional e uma parte diversificada para os currículos de ensino fundamental, a Secretaria de Educação do Estado do Pará, a partir de 1999, introduziu no ensino oficial uma disciplina denominada "Estudos Amazônicos" como uma forma de enfatizar, naquele nível de ensino, os problemas e as questões ligadas à formação histórica e territorial do espaço regional amazônico. Esse tipo de preocupação, entretanto, não é recente. Algumas grades curriculares já demonstravam a necessidade de abordar o mesmo conteúdo através de disciplinas denominadas "Estudos de Questões Regionais" ou "Estudos Paraenses", ministradas por historiadores, geógrafos e sociólogos, no caso da primeira disciplina, e por historiadores, no caso da segunda disciplina. Para a disciplina "Estudos Amazônicos", o geógrafo tem sido requisitado com certa freqüência para ministrá-la face à demanda mais recente decorrente da inclusão daquela disciplina nos currículos escolares. É necessário destacar, entretanto, a necessidade de uma formação interdisciplinar, ou pelo menos multidisciplinar, quando se trata de trabalhar questões diretamente ligadas à história da Amazônia, à geografia da Amazônia e à formação social e econômica do espaço regional. Com base nessa preocupação, levantamos, no presente trabalho, algumas questões que poderiam ser tomadas como fundamentais para a abordagem do conteúdo programático da disciplina em questão, a saber: a) a noção de região e de Amazônia a ser tratada. b) a relação entre o local, o regional e o global. c) a dimensão multidisciplinar das questões e dos problemas a serem enfocados. Tendo em vista os elementos acima elencados propõe-se uma sistematização preliminar - como ponto de partida para a discussão do conteúdo programático da disciplina Estudos Amazônicos -, fruto de duas experiências desenvolvidas com Professores do ensino fundamental.



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